quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Como é constituído o fio?


Olá meninas! agora sim, finalmente posso dizer que terminei as provas e tenho 11 dias de férias!! (aeeee :D)

Venho para compartilhar com vocês esse artigo da garnier para conhecermos um pouco melhor a estrutura dos nossos cabelos e como atuam os shampoos e condicionadores.


Queratina, aminoácidos… Nomes estranhos? Sim, mas eles estão em cima da sua cabeça. Eles compõe um fio de cabelo. Na verdade, a fórmula é: 10% de água, quase 6% de lipídeos, 14% de aminoácidos e muita, muita queratina, proteína que envolve o fio como uma película, tornando-o mais resistente e elástico.
No total, temos cerca de 150 mil fios de cabelo e a sua saúde está relacionada a vários fatores, que vão desde genética até alimentação e clima. Um fio de cabelo tem duas partes, a raiz, que fica dentro da nossa cabeça, e a de fora, que é o fio como você bem conhece. O nosso sangue transmite ao fio nutrientes necessários para o seu desenvolvimento (como a melanina, que dá cor aos cabelos). Lá na raiz ainda existe a glândula sebácea que, como o nome diz, produz sebo, responsável pela proteção e lubrificação capilar.
É comum ver por aí várias imagens que mostram um fio como uma espécie de escama de peixe. Aquilo é a cutícula, que protege o córtex, o recheio do fio, onde fica a queratina. E é a cutícula a responsável por dar maciez, brilho e cor vibrante aos cabelos.
E onde agem o xampu e condicionador?A parte mais interessante: o fio do cabelo possui uma parte elétrica positiva. O xampu, negativa. Com isso, ele “levanta” as cutículas e pode remover a sujeira que se esconde entre elas. Então fica a dica: massageie bem os fios para que a cutícula deixe o xampu agir. Depois, finalize o procedimento com um condicionador, que tem carga positiva e fecha as cutículas, devolvendo maciez aos cabelos.

Fios de cabelo vistos desde um microscópio:





Espero que tenham gostado do post! 

Beijos e ótima quinta para vocês :)


Dalia

3 comentários:

  1. Sabe que eu quase nunca uso condicionador? Não sei se isso é bom, mas sempre que uso condicionador meu cabelo fica "ruim"...rs

    :***

    www.umdocedia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Super gostei!!!
    Não deixo de condicionar nunca!
    Bjos,
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Amei o post , super interessante ^^
    a penultima foto me deu medo :o

    craquelada.blogspot.com

    ResponderExcluir