sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Vitaminas

     






Vitaminas 


Olá! O primeiro post desse blog vai tratar um assunto bem básico que qualquer ser humano deve saber sobre vitaminas. A explicação vai ser bem simples mesmo, não uma lição complicada de bioquímica.

 A palavra vitamina vem do latim "vitae amina" amina essencial para a vida, mesmo que atualmente sabemos que não todas as vitaminas são desse grupo.

São substancias de composição química muito variada, necessárias para o correto desenvolvimento e funcionamento do organismo, porém elas são ainda muito mais importantes em determinados momentos da vida (gravidez, crescimento,...). Podemos achar os diferentes tipos de vitaminas em frutas, verduras, legumes   , produtos animais, etc, porém não é recomendável consumir vitaminas em forma de fármacos sem receita médica.

Elas não são responsáveis pela geração de novas estruturas nem aportam energia ao nosso organismo (0kcal), então... Por que precisamos delas? a resposta é bem simples:

Muitas delas são coenzimas e participam em muitas reações do nosso metabolismo, como por exemplo a vitamina C, que é uma vitamina com poder anti oxidante. 

Tipos de vitaminas:

- Lipossolúveis: 

Solúveis em lípidos (gorduras). Por este motivo não precisamos ingerir diariamente esse tipo de vitaminas, pois os lípidos do nosso organismo não se "renovam" todos os dias. As vitaminas A, D, E e K pertencem a este grupo.

- Hidrossolúveis

Solúveis em água. Precisamos ingerir diariamente esse tipo de vitaminas pois o nosso organismo renova constantemente as reservas de água. As vitaminas C e as do grupo B pertencem a este grupo.




DALIA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário