terça-feira, 13 de novembro de 2012

Uso prolongado de salto



Toda mulher adora um salto bem alto, seja para ficar mais alta, mais bonita, elegante, etc.
Mas também é verdade que saltos não fazem bem á nossa saúde, gostaria de expor diversos pontos para explicar isso:


Altura do salto

A partir dos 5 cm o salto já é considerado perigoso e o seu uso diário pode causar alterações graves dos pés, joelhos, coluna vertebral, etc. A altura ideal é entre os 2 e os 4 cm. Sapatos com menos de 2 cm de altura são considerados perigosos também, pois repartem mal o peso corporal e causam sob recarrega no calcanhar. 

Patologias derivadas do uso de salto

As diversas patologias podem afetar desde os pés até a coluna, passando pelos joelhos e o quadril.

- Metatarsalgia: dor e inflamação do metatarso, pode afetar um ou mais dedos do pé. A dor pode ser leve ou muito desagradável (ainda mais quando o individuo está em movimento). É causada por pressões entre os ossos metatarsianos que derivam na inflamação dos nervos que passam entre eles, causando dor.

- Neuroma de Morton: Lesão dos nervos situados entre os dedos dos pés causando engrossamento, dores e câimbras. Em algumas situações requer intervenção médica. 

- Entorse do Tornozelo.

- Veias varicosas.

- Joanetes.

- Tendinite do tendão de Aquiles.

- Outras patologias relacionadas com a coluna.



É por isso que devemos evitar o seu uso frequente e optar por sapatos de maior qualidade e com uma altura apropriada. Isso não quer dizer que devamos fâze-los desaparecer do nosso closet, de vez em quando pode! Mas com moderação e cuidado.

DALIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário